Se um alpinista lhe der alguma informação, estraga a vista!

Confira
O estado do projeto nos acostuma a precisar de muito tempo para decidir. O resultado é que alpinistas que conseguem realizar percursos difíceis após muito estudo e esforço de dias ou até meses têm um grau proporcionalmente baixo à vista. A razão é que eles gastam muito tempo de escalada tentando alcançar uma determinada rota com alta dificuldade e não se preocupam em melhorar seus fatores de condicionamento físico que os levarão a escalar rotas mais difíceis.

Já ouvi falar de projetos em que alguém falha na última… oitenta vezes no ponto crucial antes do revezamento! Para melhorar sua visão em uma rota de escalada artificial, você pode fazer com que outra pessoa decida seus movimentos e você apenas reage rapidamente e pega o que é mostrado a você. Se a pessoa que te mostra sabe ou está no seu nível, ou um pouco melhor que você, então você pode conseguir muitas coisas.

A melhoria para o on-sight vem desde que você tenha um bom equipamento para escalada e uma boa base grande. Outro elemento que facilitará uma subida à vista é a “leitura” do percurso quando estivermos na sua base. É bom antes de começarmos a subida ter identificado os apertos e degraus básicos, onde, e com mais mão iremos recortar os conjuntos, identificação de possíveis descansos e claro onde se encontra o revezamento.

O ideal é que o escalador tenha imaginado todos os movimentos antes mesmo de entrar no percurso (claro que acima dos 20 metros de altura é bastante difícil, mas também existem binóculos). Mas atenção, a observação abaixo não deve vir acompanhada de informações de outro escalador.